Smaller Font Default Font Larger Font
  • testeira-ABIIS-1.png
  • testeira-ABIIS-2.png
  • testeira-ABIIS-3.png
  • testeira-ABIIS-4.png

Medida aprovada pela Anvisa reduz tempo de avaliação de pesquisas clínicas

Uma norma que objetiva a simplificação das análises para autorização de pesquisa clínica no Brasil foi aprovada pela Anvisa, no último dia 26 de junho. A nova instrução normativa, que esteve em Consulta Pública durante um mês, será publicada no Diário Oficial da União (DOU) em breve.

Pesquisas de alguns países da Europa, assim como dos EUA, Japão, Austrália e Canadá serão as primeiras a passar pela avaliação simplificada pela metade do tempo que se praticava anteriormente.

Hoje, 107 pedidos de pesquisas clínicas estão em processo de análise, com prazo de seis meses para serem aprovadas. A Anvisa prevê, com a medida, que este prazo seja reduzido em 90 dias.

Vale lembrar que a resolução não altera os procedimentos de avaliação dos padrões éticos que continuarão sendo da alçada do Comitê Nacional de Ética em Pesquisa, Conep. 

Substâncias Proibidas
A Diretoria Colegiada da Anvisa também aprovou a inclusão de Engina, MDPV, DMAA, Salvinorina A e Metanfetamina no rol das substâncias proibidas pela Vigilância Sanitária.  A proibição atende demanda da Polícia Federal em decorrência dos indícios de uso ilegal e riscos à saúde dos usuários. (Com informações do site da Anvisa – 26.06.12)

 

 

LinkedinRSS Feed

Acesso restrito aos associados

SCN Quadra 2 Bloco A - Edifício Corporate Financial - Sala 502 CEP 70712-900 - Brasília – DF